# 2. A Instituição Judaica

Nesta era de aprimoramento das instituições divinas, lemos e ouvimos muito sobre "duas dispensações da aliança da graça"; assim, fazendo das instituições judaica e cristã dispensações de uma só "aliança da graça". Por que não fazer da patriarcal, (ainda mais venerável por sua antiguidade, e que continuou mil anos a mais que a judaica,) também uma dispensação da aliança da graça, e então teríamos três dispensações de uma aliança? Isso é apenas um "show de sabedoria." O Espírito Santo as chama de "duas alianças," ou "duas instituições," e não duas modificações de uma aliança; e fala de cada uma como estabelecida sobre promessas. A judaica foi estabelecida sobre promessas temporais e terrenas, contidas na primeira promessa feita a Abraão; mas a nova, diz Paulo, "é estabelecida sobre promessas melhores," derivadas daquela concernente à bênção das nações na semente prometida.11

A instituição judaica começou e continuou cerca de 1500 anos antes do início do Reino dos Céus. Não foi substituída pela adoração familiar, mas adicionada a ela; afetando, porém, a instituição patriarcal em alguns aspectos, no que dizia respeito à família única de Abraão. As famílias individuais da nação dos judeus, como tais, ainda tinham sua adoração familiar — ainda se ouvia o culto a Deus nos lares dos justos; e, como Josué, todo bom israelita dizia: "Quanto a mim e à minha casa, serviremos ao Senhor."

Em quatrocentos anos, a família de Abraão, na linha de Isaque e Jacó, em cumprimento da primeira promessa, cresceu para milhões. Não menos que dois milhões12 saíram do Egito sob a liderança de Moisés. O Pai celestial, no desenvolvimento progressivo de seu plano de abençoar todas as nações, deixa o mundo inteiro sob a instituição da adoração familiar, e estabelece toda a descendência de Abraão que saiu do Egito em uma grande instituição nacional. Ele se digna a aparecer na personagem de Rei dos Judeus, e a fazer deles um reino de Deus, como preparação para a aparição de seu Filho, que está predestinado a ser o Rei de toda a terra, e a ter um reino que, em última análise, incluirá todas as nações do mundo.

As doze tribos foram reunidas na forma de uma grande família adoradora, apresentando, por meio do Sumo Sacerdote comum, sua adoração unida a Deus. Isso deu origem à construção de uma casa pública consagrada ao Senhor, como lugar de reunião em seu caráter social e nacional. Uma constituição, política, moral e religiosa, foi submetida ao povo; e, ao adotá-la, tornaram-se o povo da aliança de Deus. Esse reino constitucional foi construído sobre preceitos e promessas; e seu culto, quando plenamente desenvolvido, era pouco mais que a extensão da adoração familiar para uma grande família nacional. Eles tinham um rei, um sumo sacerdote, um altar nacional, uma casa nacional de Deus, um serviço matutino e vespertino, um grande sacrifício nacional e uma grande expiação anual. A nação era uma família de famílias, e tudo o que pertencia a uma família em sua adoração familiar era estendido e adaptado a essa grande família confederada.

Diversas instituições místicas e significativas distinguiam essa nação de todas as outras; pois um dos principais propósitos de sua instituição era manter seus súditos separados e distintos de todos os outros povos até que o Messias (a semente prometida) viesse. Outro propósito era retratar, em tipos apropriados, a adoração espiritual do reino dos céus, e exibir as grandes doutrinas da fé, arrependimento, perdão, adoção e herança, por meio de imagens vívidas, habilmente projetadas para prenunciar toda a doutrina da reconciliação e santificação a Deus.

A instituição judaica não deve ser considerada apenas em seus aspectos políticos, morais e religiosos, mas especialmente em seu caráter figurativo e prospectivo. Deus a projetou tão sabiamente e benevolentemente desde sua origem até seu fim, que toda a sua história — os destinos e fortunas de seus súditos desde sua descida ao Egito, suas viagens dali para Canaã e o assentamento na terra prometida — suas fortunas naquela terra até sua catástrofe final, deveriam exatamente e impressionantemente refletir a nova instituição com os destinos e fortunas dos súditos dessa nova e mais gloriosa ordem de coisas. "Todas essas coisas lhes aconteceram como tipos," (exemplos,) diz Paulo, "e estão escritas para nossa instrução, sobre os quais chegaram os fins dos tempos." O mesmo grande comentarista dessa instituição não apenas apresenta a história de seus súditos como instrutiva para os cidadãos da nova instituição, mas do tabernáculo ele diz: "Era uma representação figurativa para o tempo presente," e seus móveis "os padrões das coisas nos céus." "A lei," acrescenta, "continha apenas uma sombra das coisas boas que haveriam de vir." Uma sombra, de fato, procedente de um homem, uma casa, uma árvore, não é, e não pode ser, uma imagem ou representação exata deles; contudo, quando explicada por uma descrição verbal, ajuda muito a uma compreensão fácil e correta deles.

Tão cheia da doutrina da nova instituição era a antiga, que encontramos todos os Apóstolos e escritores cristãos aplicando livremente tudo o que citam da lei, dos profetas e dos salmos, ao Messias, seu reino e as fortunas de seu povo; como se os escritos judaicos não tivessem outro propósito senão revelar o reino dos céus. Jesus começa com Abraão vendo seu dia no monte Moriá na ressurreição típica de Isaque. Paulo considera Agar, Ismael, Sara, Isaque, como a melhor ilustração das duas instituições; e João termina com a descrição da descida de Jerusalém do céu.

Portanto, todo aquele que quiser entender com precisão a instituição cristã deve abordá-la pela mosaica; e quem quiser ser proficiente na judaica deve fazer de Paulo seu comentarista. Enquanto o mero político, moralista ou religioso contempla uma sem a outra, embora possa encontrar muito para admirar em ambas, nunca entenderá nenhuma delas. Um véu, tão espesso quanto aquele que ocultava a glória do rosto de Moisés dos israelitas, esconderá a glória das instituições judaica e cristã de sua visão.

Não apenas o tabernáculo, o templo, seus móveis, o serviço de ambos, os sacerdotes, os sacrifícios, as festas, as convocações e todas as ordenanças daquele ritual, juntamente com a história daquele povo, assumiram o caráter pitoresco e figurativo, mas quase todas as personalidades ilustres e altamente distinguidas daquela instituição foram feitas proféticas ou típicas do Messias ou dos grandes eventos de sua vida, sofrimentos e triunfos, e dos principais acontecimentos de seu governo. Entre pessoas nas eras patriarcal e judaica que, em um ou mais personagens ou incidentes proeminentes, ou em sua história geral prenunciaram o Messias e seu reinado, o seguinte grupo ocupa lugar elevado: — Adão, Abel, Noé, Melquisedeque, Isaque, Jacó, José, Moisés, Arão, Josué, Sansão, Davi, Jonas. De coisas dessa classe, assim como pessoas altamente figurativas e instrutivas, são as visões da escada de Jacó — a sarça ardente — a coluna de nuvem e fogo — o maná — a rocha de Horebe, uma fonte de água viva no deserto — o véu de Moisés — a serpente de bronze — a vitória sobre as nações de Canaã, e a própria terra de Canaã. E de ordenanças, a Páscoa, o bode expiatório, a novilha vermelha, o ano do jubileu, a lei do leproso, o parente remidor, as cidades de refúgio; juntamente com todos os sacrifícios, lavagens, unções e consagrações da nação santa.

Mas um terceiro propósito da instituição judaica, de importância suprema para o mundo, foi o fornecimento de um novo alfabeto e linguagem (os elementos da ciência celestial), sem os quais pareceria ter sido quase, se não totalmente, impossível aprender as coisas espirituais, ou fazer qualquer progresso no conhecimento das relações que o cristianismo revela. A linguagem da nova instituição é, portanto, explicada pela da antiga. Ninguém pode entender o dialeto do reino dos céus que não tenha estudado o dialeto das administrações anteriores do céu sobre os patriarcas e judeus. O atributo mais marcante e característico do dialeto sagrado é que seus elementos são compostos pelos incidentes da história, ou o que chamamos de providências notáveis.

Não posso me explicar melhor, nem prestar aos meus leitores um serviço mais essencial, do que ilustrar, por meio de um detalhe real da história sagrada, a seguinte proposição, a saber: — Que a história sagrada ou os casos notáveis da providência de Deus para os judeus e patriarcas, são a base do dialeto sagrado da nova instituição. Ou, se o leitor entender melhor, pode ser expressa — Todas as palavras e frases principais do Novo Testamento devem ser explicadas e compreendidas pela história da nação judaica e do governo de Deus sobre eles. Tome o seguinte como mero exemplo: —

Deus chamou Abrão de Ur, e mudou seu nome para Abraão; e o nome de sua esposa Sarai para Sara. Ele prometeu Isaque como a pessoa em quem sua semente seria chamada. Deus provou Abraão, ordenando-lhe que oferecesse Isaque como holocausto — Isaque teve dois filhos — Esaú, o mais velho, e Jacó, o mais novo. Esaú desprezou seu direito de primogenitura e o vendou a Jacó. Jacó lutou com Deus, e prevaleceu; obteve uma bênção, e por isso foi chamado Israel. Ele teve doze filhos: entre eles, José era seu favorito. Seus irmãos invejaram dele, e o venderam por vinte moedas de prata. José achou graça aos olhos de seu senhor. O Senhor estava com José. Ele foi lançado na prisão, e de lá elevado a governador do Egito sob o faraó. Uma fome em Canaã forçou Jacó e seus filhos a irem ao Egito por pão, e José foi reconhecido por seus irmãos. José morreu no Egito e deixou a casa de seu pai na terra. Eles se multiplicaram sobremaneira, e os egípcios muito afligiram e oprimiram os israelitas. Moisés nasceu e foi exposto: a filha do faraó o encontrou e o adotou como filho. Moisés fugiu para Midiã, casou-se com a filha do sacerdote ou príncipe de Midiã, e cuidou do rebanho de seu sogro no deserto, e chegou a Horebe, a montanha de Deus. O Senhor apareceu a ele em uma chama de fogo numa sarça. A sarça queimava e não se consumia. Moisés aproximou-se, e então pela primeira vez ficou em terra santa. Deus o enviou ao Egito para conduzir seu povo para fora da escravidão. Deus fez com que ele dissesse aos filhos de Israel, "Eu Sou me enviou a vocês. Reúnam os anciãos de Israel e digam-lhes, O Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão,' etc. 'me enviou a vocês. Eu vou ferir o Egito com meus milagres, e tirar vocês das aflições do Egito. Digam a Faraó, Israel é meu filho — meu primogênito. Levem Arão com vocês, e vocês colocarão palavras em sua boca; e eu estarei com a sua boca e com a dele: ele será para vocês em vez de boca, e vocês serão para ele em vez de Deus. Levem seu cajado na mão. O Senhor enviou Arão a Moisés: ele o encontrou na montanha e o beijou. E o Senhor visitou seu povo. E o povo creu quando ouviu que o Senhor havia olhado para sua aflição. Faraó os oprimiu ainda mais. O Senhor disse que com mão forte os deixaria ir. Eu os redimirei com braço estendido, e com grandes juízos. Eu darei Canaã como herança; Eu os tomarei para mim como povo. Eu serei seu Deus. Moisés disse: Eu sou um homem de lábios incircuncisos, e como faraó me ouvirá? Eu te fiz um deus para faraó, e Arão teu profeta. Multiplicarei os meus sinais, e tirarei meu povo, e endurecerei o coração de faraó. Quando ele disser: "Mostre-me um milagre," lança teu cajado diante dele, e ele se tornará uma serpente. Ainda assim faraó recusou, e endureceu seu coração. Os magos, vencidos pelos sinais, disseram: Este é o dedo de Deus. O Deus dos Hebreus disse: Deixe meu povo ir. Eu te despertei (como um leão) para mostrar em ti meu poder, e para fazer meu nome conhecido por toda a terra. O Senhor matou todos os primogênitos do Egito depois de os afligir severamente. Faraó ordenou que os deixassem partir; mas os perseguiu até o Mar Vermelho. Israel desfalecia ao ver o que estava diante e atrás deles. Moisés disse: Fiquem firmes e vejam a salvação de Deus. O mar se abriu. Coberto por uma nuvem, Israel marchou como em terra seca. As águas ficaram de cada lado como um muro. Faraó perseguiu com seus carros e cavaleiros, mas as águas retornaram, e eles se afogaram. Assim o Senhor resgatou, salvou, livrou e tirou Israel da escravidão.

Após essa libertação, Moisés e os filhos de Israel cantaram: "O Senhor se tornou minha salvação; ele é meu Deus. Derrubaste aqueles que se levantaram contra ti. Conduziste teu povo que resgataste. Guiaste-os com tua força para tua habitação santa. Os habitantes de Canaã ficarão quietos como uma pedra até que teu povo atravesse, ó Senhor, o povo que compraste. Tu os plantarás no monte da tua herança; no santuário que tuas mãos estabeleceram."

Eles chegaram ao deserto de Sim. Clamaram por pão, e Deus choveu pão do céu sobre eles, para testá-los se eles andariam em sua lei, e comeram maná por quarenta anos até chegarem às fronteiras de Canaã.

Reclamaram por água e testaram Deus. E Moisés feriu a rocha em Horebe, e a água jorrou. Mas Moisés ficou irado, e feriu a rocha duas vezes, e ele e Arão assim se rebelaram contra Deus, e morreram no deserto. O Senhor fez uma aliança com toda a nação em Sinai, e os fez um tesouro especial acima de todos os povos — um reino de sacerdotes, uma nação santa; e Deus falou todas as palavras da lei, escritas em duas tábuas de pedra; e falou a Israel do céu.

O Senhor, por meio de Moisés, deu-lhes instruções para construir um tabernáculo, e um modelo para todo o seu mobiliário. E como resgate para sua alma, todo homem, rico ou pobre, deveria pagar meio siclo como oferta ao Senhor para fazer expiação por sua alma; e isso era dado para o serviço do tabernáculo. Quando o tabernáculo foi construído e terminado, a glória do Senhor encheu o tabernáculo e a nuvem o cobriu. E quando a nuvem se levantava, eles partiam; mas até que ela se levantasse, não partiam. A nuvem estava sobre o tabernáculo de dia, e o fogo sobre ele de noite, à vista de todo Israel durante todas as suas jornadas.

E antes de Moisés morrer, ele pôs as mãos sobre Josué, e lhe deu uma ordem conforme o Senhor ordenara; e assim pôs honra sobre ele, para que os filhos de Israel fossem obedientes a ele como seu líder. "Assim como estive com Moisés, assim estarei contigo," diz Deus: "Não te deixarei nem desampararei."

Se pudéssemos continuar com a história deste povo, e acrescentar à sua história a observância de suas instituições religiosas, entenderíamos o verdadeiro significado do estilo sagrado do Novo Testamento com mais precisão e certeza do que por todos os comentaristas antigos e modernos. Isto, como exemplo, deve bastar para nosso propósito atual.

A partir das premissas agora diante de nós, os contornos da instituição sinaitica e nacional, e os termos e frases encontrados na história deste povo, podemos descobrir em que relação eles estavam com Deus, e quais bênçãos ele lhes concedeu nessa relação.

Eles foram chamados e escolhidos, ou os eleitos de Deus como nação. Como tais, foram libertados, salvos, comprados, ou resgatados. Diz-se que Deus os criou, fez, formou, e gerou. Como tal, ele é chamado de seu Pai, seu Deus, seu Redentor, seu Rei, seu Salvador, sua Salvação; e eles são chamados seus filhos, filhos e filhas; nascidos para ele, sua casa, povo, herança, família, servos.

Como um povo constitucional e reunido, são chamados a cidade, a cidade santa, a cidade do Senhor, Jerusalém, Sião, Monte Sião, a cidade de Davi. Outras nações em contraste com eles são chamadas de não povo, estrangeiros, estranhos, inimigos, distantes, impuros.

Diversas metáforas expressando a relação íntima em que estavam com Deus também são encontradas nas páginas das antigas instituições — como marido e esposa, pastor e rebanho, videira e vinhedo, mãe e filhos. Diz-se que estão escritos ou registrados no livro de Deus; que são plantados, lavados, santificados, limpos, separados para Deus; são chamados a casa, edifício, santuário, morada de Deus; um reino de sacerdotes, uma nação santa, um povo especial, santos, etc.

Aqueles que têm curiosidade de rastrear essas frases que descrevem a relação e os privilégios deste antigo reino de Deus fariam bem (além das passagens citadas em sua história do Egito ao Jordão) a examinar as seguintes passagens: — Êxodo 14:30; 15:16; 19:6; Deuteronômio 4:37; 7:6; 10:15; 14:1; 1:31; 7:5; 32:6; 32:18-19; 18:7; 3:18, 20; 12:9. 1 Reis 3:8. Salmo 105:6; 33:13; 105:43; 106:5, 21; 124:2; 149:2. Isaías 41:8-9, 43:1, 3, 5, 7; 51:2, 4. Jeremias, Ezequiel, e os Salmos de Davi ao longo, etc.

A menos que escrevêssemos um tratado completo sobre essas instituições anteriores, não poderíamos entrar em mais detalhes. Os contornos, na medida em que se relacionam com o tema deste ensaio, estão agora diante do leitor; e com essa preparação convidamos agora sua atenção para o reino dos céus.