# Proposição 6

A partilha do pão e o beber do cálice comemoram a morte do Senhor.

No pão e no cálice do Senhor, em letras que não falam aos olhos, mas ao coração de cada discípulo, está inscrito: "Quando vocês virem isto, lembrem-se de mim." De fato, o Senhor diz a cada discípulo, quando recebe os símbolos em suas mãos: 'Este é o meu corpo, partido por você. Este é o meu sangue, derramado por você.' O pão é assim feito uma representação de seu corpo — primeiro inteiro, depois ferido por nossos pecados. O cálice é estabelecido como uma representação de seu sangue — antes sua vida, agora derramado para nos purificar de nossos pecados. A cada discípulo ele diz: Por você meu corpo foi ferido; por você minha vida foi dada. Ao recebê-lo, o discípulo diz: "Senhor, eu creio nisso. Minha vida nasce do seu sofrimento; minha alegria, das suas dores; e minha esperança de glória eterna, da sua humilhação e humilhação até a morte." Cada discípulo, ao passar os símbolos a outro discípulo, diz, na prática: "Você, meu irmão, antes um estranho, agora é cidadão do céu; antes um forasteiro, agora é trazido para a família de Deus. Você aceitou meu Senhor como seu Senhor, meu povo como seu povo. Sob Jesus, o Messias, somos um. Mutuamente abraçados nos braços eternos, eu o abraço nos meus: suas tristezas serão minhas tristezas, e suas alegrias, minhas alegrias. Devedores conjuntos da graça de Deus e do amor de Jesus, sofreremos juntos com ele, para que possamos reinar juntos com ele. Então, renovemos nossa força, lembremos nosso Rei e mantenhamos firme nossa esperança confiante até o fim."

• Bendito seja o laço que une

Nossos corações no amor cristão;

A comunhão de mentes afins É como a que há no céu.

Aqui ele não conhece ninguém segundo a carne. Laços que nascem do amor eterno, revelado no sangue e dirigidos aos seus sentidos, despertam tudo que há dentro dele de sentimento afetuoso, para aqueles co-herdeiros com ele da graça da vida eterna. Enquanto representa para ele 'o pão da vida' — toda a salvação do Senhor — é a força de sua fé, a alegria de sua esperança e a vida de seu amor.13

Esta instituição comemora o amor que nos reconciliou com Deus e sempre nos oferece uma nova razão para viver para aquele que morreu por nós. Quem não sentir a eloquência e o poder dessa razão achará todos os outros argumentos ineficazes. A bondade de Deus, revelada na criação e na providência, é bem projetada para levar as pessoas à mudança. Mas o coração em que isso falha, e ao qual o Calvário apela em vão, é insensível, obstinado e além do alcance de qualquer poder moral conhecido pelo homem mortal.

Cada vez que os discípulos se reúnem ao redor da mesa do Senhor, recebem um novo argumento contra o pecado, assim como uma nova prova do amor de Deus. Destina-se tanto a crucificar o mundo em nossos corações quanto a nos trazer a Deus e espalhar seu amor em nós. Portanto, deve ser razoavelmente uma parte regular do culto cristão em todas as reuniões cristãs; o que nos leva a declarar, ilustrar e apoiar a seguinte proposição-chave, à qual as seis anteriores são todas preliminares.