# Proposição 10
Agora prossigo para mostrar que imersão e lavagem da regeneração são dois termos bíblicos para o mesmo ato, vistos de duas perspectivas diferentes.
O termo regeneração aparece apenas duas vezes na versão comum do Novo Testamento, e nenhuma vez no Antigo Testamento. A primeira é em Mateus 19:28: "Vós, que me seguistes na regeneração, quando o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, julgando as doze tribos de Israel." O Dr. George Campbell, seguindo a pontuação adotada por Griesbach, e substituindo a palavra renovação por regeneração, traduz assim: "Que, na renovação, quando o Filho do Homem estiver assentado em seu trono glorioso, vós, meus seguidores, também assentareis sobre doze tronos," etc. Gênesis, sendo o termo usado para criação, palingenesia denota a nova criação — seja literalmente na ressurreição dos mortos, seja figurativamente no início da era cristã, ou no começo do Milênio. Josefo, o judeu, chamou o retorno de Israel à sua própria terra e instituição de "A Regeneração" ou "Palingenesia."
Nenhum escritor notável, crítico ou expositor supõe que regeneração em Mateus 19 se aplique ao que a teologia chama de novo nascimento, ou regeneração da alma — nem mesmo o presbiteriano Matthew Henry, nem Dr. Whitby, Campbell, Macknight, Thompson; nem, de fato, qualquer escritor que eu me lembre de ter lido. Regeneração nesta passagem denota um estado, uma nova condição. No mesmo sentido, usamos frequentemente o termo. A Revolução Americana foi a regeneração do país ou do governo. O início da era cristã foi uma regeneração — assim será a criação dos novos Céus e nova Terra. Como este é um assunto tão claro, e tão geralmente aceito, prosseguimos para a segunda ocorrência deste termo.
"Deus nos salvou mediante a lavagem da regeneração e a renovação do Espírito Santo." Deus nos salvou através do banho da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Esta é a segunda vez que a palavra regeneração é encontrada no Novo Testamento; e aqui é concedido pelos mais eruditos Paidobatistas e Batistas que se refere à imersão. Embora eu tenha chegado a essa conclusão a partir das minhas convicções sobre a religião cristã, não a sustento nem justifico para outros com base nisso. Prefiro estabelecê-la por outros testemunhos que não aqueles que concordam comigo sobre o significado desta instituição. Entre estes incluirei o Dr. James Macknight, ex-prolocutor ou moderador da Igreja Presbiteriana da Escócia, e tradutor das Epístolas Apostólicas. Uma de suas notas sobre Tito 3:5 diz o seguinte: — "Pelo banho da regeneração." "Pelo batismo, chamado banho da regeneração, não porque qualquer mudança na natureza" (mas eu não diria no estado) "da pessoa batizada seja produzida pelo batismo; mas porque é um emblema da purificação da sua alma do pecado." Ele então cita como prova, (Atos 22:16.) "Levanta-te, e sê imerso, e lava os teus pecados." — Paulo. Ele apoia essa visão também em Efésios 5:26 e João 3:5. "O banho da regeneração," é então, segundo este erudito Paidobatista, a imersão cristã.
Parkhurst, em seu Léxico, sobre a palavra loutron, conecta a mesma frase, a lavagem ou banho da regeneração, com Efésios 5:26 e João 3:5, referindo-se à imersão. Assim dizem todos os críticos, um a um, até onde sei. Até Matthew Henry, o bom e venerável comentarista presbiteriano, concede esse ponto também, e cita Efésios 5:26, Atos 22:16 e Mateus 28:19-20, em apoio à conclusão de que a lavagem da regeneração se refere ao batismo.
Nossos próprios opositores, sendo juízes, concedem este ponto, a saber, que a única vez que a frase lavagem da regeneração ocorre no Novo Testamento com referência a uma mudança pessoal, significa, ou é equivalente a, imersão. Lavagem da regeneração e imersão, portanto, são apenas dois nomes para a mesma coisa. Embora eu pudesse estar justificado em passar para outro tópico e assumir este ponto como plenamente estabelecido, prefiro, para o bem daqueles lentos para entender, fortalecer esta conclusão com alguns outros testemunhos e argumentos.
Como a regeneração é ensinada como equivalente a "nascer de novo," e entendida como o mesmo que um novo nascimento, examinaremos sob essa metáfora. Pois se a imersão é equivalente à regeneração, e regeneração significa o mesmo que nascer de novo, então nascer de novo e ser imerso são a mesma coisa; por esta simples razão: coisas iguais à mesma coisa são iguais entre si. Todos devem admitir que nenhuma pessoa pode nascer de novo daquilo que recebe. Assim como ninguém nasce naturalmente — ninguém pode nascer de novo, ou nascer metaforicamente — daquilo que recebe. Isso destrói a ideia, a figura, a alusão e tudo mais que justifica aplicar essas palavras a qualquer mudança em uma pessoa, supor que o sujeito do novo nascimento, ou regeneração, nasce de novo de algo que recebeu. Esta única observação mostra a impropriedade e imprecisão do pensamento; ou, talvez, a falta de pensamento que as noções populares de regeneração permitem e santificam.
No nascimento natural, há o gerador e o gerado. Estes não são a mesma coisa. O ato de nascer é diferente do que nasce. Agora as Escrituras levam essa figura por todos os pontos-chave de semelhança. Há o gerador. "De sua própria vontade ele nos gerou ou impregnado," diz Tiago, o Apóstolo. "Pela palavra da verdade," como a semente incorruptível; ou, como diz Pedro, "Somos nascidos de novo, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, que vive e permanece para sempre." Mas quando se fala do ato de nascer, então a água é introduzida. Portanto, antes de entrarmos no reino, nascemos da água.
O Espírito de Deus é o gerador, o evangelho é a semente; e sendo assim gerados e vivificados, nascemos da água. Uma criança está viva antes de nascer, e o ato de nascer apenas muda seu estado, não sua vida. Assim também no nascimento metafórico. As pessoas são geradas pelo Espírito de Deus, impregnadas pela palavra, e nascidas da água.
Em certo sentido, uma pessoa nasce de seu pai; mas não até que nasça primeiro de sua mãe. Assim, em todo lugar onde água e Espírito, ou água e Palavra, são mencionados, a água vem primeiro. Toda criança nasce de seu pai quando nasce de sua mãe. Por isso o Salvador colocou a mãe em primeiro lugar, e os Apóstolos o seguem. Nenhuma outra razão pode ser dada para colocar a água em primeiro lugar. Que estilo consistente! Jesus diz a Nicodemos: "É necessário que nasças de novo, ou não podes ver o reino de Deus." Nascer de novo! O que isso significa? "Nicodemos, a menos que nasças da água e do Espírito, não podes entrar no Reino de Deus." Assim Paulo diz em Efésios 5:26, "Ele purificou a igreja," ou os discípulos, "pelo banho de água e da Palavra." E a Tito ele diz, "Salvou os discípulos pelo banho da regeneração e pela renovação do Espírito Santo." Agora, assim que, e não antes, um discípulo que foi gerado por Deus nasce da água, ele nasce de Deus, ou do Espírito. Regeneração é, portanto, o ato de nascer. Daí sua constante conexão com a água. Leitor, reflita — que confusão e absurdo os doutores místicos fizeram desta expressão metafórica e deste tema da regeneração. Chamar de regeneração pessoal o recebimento de qualquer espírito, influência, energia ou operação no coração humano é um abuso de toda linguagem, bem como um desvio da dicção do Espírito Santo, que não chama de regeneração pessoal nada além do ato da imersão.
Algumas críticas curiosas foram apresentadas para escapar da força da declaração clara de Jesus e seus Apóstolos sobre este assunto. Alguns dizem que as palavras, "Se alguém não nascer da água e do Espírito," não devem ser entendidas literalmente. Certamente, então, se nascer da água não significa nascer da água, nascer do Espírito deve significar algo diferente de nascer do Espírito. Isso é tão fanático e extravagante que não precisa de mais exposição. Quem não vê a propriedade de chamar a imersão de nascer de novo não verá propriedade em qualquer metáfora de uso comum. Uma ressurreição é um novo nascimento. Jesus é chamado de primogênito dentre os mortos porque foi o primeiro que ressuscitou para nunca mais morrer. E certamente, não há abuso da linguagem, mas a maior propriedade em dizer que aquele que morreu para o pecado e foi sepultado na água, quando ressuscitado desse elemento, nasce de novo ou é regenerado. Se Jesus nasceu de novo quando saiu do túmulo, certamente nasce de novo quem é levantado do sepulcro das águas.
Aqueles que assim são gerados e nascidos de Deus são filhos de Deus. Seria uma suposição monstruosa que tais pessoas não estejam livres de seus pecados. Nascer de Deus e nascer no pecado é inconcebível. A remissão dos pecados é tão certamente concedida aos "nascidos de Deus," quanto a vida eterna e a libertação da corrupção serão concedidas aos filhos da ressurreição quando nascerem do túmulo.
Para ilustrar o que acreditamos ter sido agora provado, consideraremos a regeneração política. Embora o termo regeneração seja usado de forma vaga neste contexto, por tal licença de linguagem, podemos ilustrar este assunto para o entendimento de todos. Sim, todo o assunto da fé, mudança de coração, regeneração e caráter.
Todas as nações e reinos civilizados têm constituições; e em suas constituições declaram quem são membros do pacto social. Além daqueles que compõem a comunidade no momento em que uma constituição é adotada, dizem quem compartilhará suas bênçãos em todos os tempos futuros; isto é, quem será admitido nela, e por quais meios se tornarão membros. Sempre decretaram que seus próprios descendentes herdarão seus direitos e privilégios políticos. Mas também ordenaram que estrangeiros; isto é, membros de outras comunidades, possam tornar-se, por adoção ou naturalização, cidadãos ou membros da mesma comunidade. Mas estabeleceram, em sua sabedoria e bondade, um rito ou forma de adoção, que tem muito significado; e que, quando submetido, muda o status do sujeito. Agora, como o Salvador consentiu em ser chamado de Rei, e chamar a comunidade sobre a qual preside de Reino, foi por causa da analogia entre essas instituições humanas e sua instituição; e com o propósito não de confundir, mas de ajudar a mente humana a entender e apreender o grande propósito de sua missão ao mundo. E é digno da mais enfática atenção que foi quando falava de um reino, que falou de nascer de novo. Sim, naquela ocasião, e somente naquela ocasião, quando falou de entrar em seu reino, falou da necessidade de nascer de novo. E se ele não tivesse escolhido essa figura, não teria escolhido a figura de um novo nascimento. Com esses fatos e circunstâncias diante de nós, examinemos a regeneração política como a melhor ilustração imaginável da regeneração religiosa.
A. B. nasceu na ilha da Grã-Bretanha, súdito nativo de Jorge III, rei da Grã-Bretanha. Ele era profundamente apegado à sua ilha natal, ao povo, aos costumes e tradições de seus antepassados e parentes. Com todos esses apegos crescendo mais fortes, ele cresceu até a idade adulta. Então ouviu relatos desta boa terra, este país grande, fértil e altamente desejável. O país, o povo e o governo foram descritos a ele nos termos mais favoráveis. Às vezes essas descrições eram exageradas; mas ainda assim, ele podia separar a verdade da ficção e estava plenamente convencido não só da existência destes Estados Unidos, mas também da possibilidade de se tornar cidadão. Ele acreditou no testemunho que ouviu, resolveu deixar a terra de seu nascimento, arriscar a vida e a propriedade, embarcou em um navio e se despediu de todos os companheiros da juventude, seus parentes e queridos amigos. Sua convicção era tão forte, e sua fé tão firme, que o velho Netuno e o rei Eolo, com todos os seus terrores, não puderam assustá-lo. Ele navegou de suas costas nativas e desembarcou neste continente. Contudo, ele ignorava muitas coisas relacionadas a este novo país e governo; e ao chegar, pediu os direitos e privilégios de cidadão. Disseram-lhe que os direitos civis de hospitalidade a um estrangeiro poderiam ser estendidos a ele como um estrangeiro amigável, mas nenhum dos direitos ou privilégios de um cidadão poderia ser seu a menos que ele nascesse de novo. "Nascer de novo!" ele disse em tom desapontado a Columbus, com quem teve sua primeira conversa sobre o assunto. "O que você quer dizer com nascer de novo?"
Columbus. — Você deve ser naturalizado, ou adotado como cidadão; ou, como chamamos, nascer de novo.
A. B. — Não entendo você. Como um homem pode nascer quando já está crescido?
Col. — Aquilo que nasce da Grã-Bretanha é britânico, e aquilo que nasce da América é americano. Se, então, você quer ser cidadão americano, deve nascer da América.
A. B. — 'Nascer da América!' Você me surpreende. Vim para a América com boa disposição para com o povo e o país. Eu já fui ligado à Inglaterra, mas me tornei ligado aos Estados Unidos; e por causa da minha fé e vínculos, vim para cá; e você não me receberá em seu reino porque eu não pude evitar nascer na Inglaterra?
Col. — Por mais bem disposto que eu seja, e nós sejamos, para recebê-lo, asseguro-lhe que, a menos que você seja regenerado em um tribunal e tenha sido naturalizado perante os juízes, nunca poderá se tornar cidadão destes Estados Unidos.
A. B. — O seu é um governo arbitrário e despótico. Que ares de soberania vocês assumiram!
Col. — De maneira nenhuma. Direito, razão, sabedoria, política e benevolência para você, assim como a segurança, dignidade e felicidade de toda a comunidade, exigem que todo estrangeiro seja naturalizado, ou feito cidadão, antes que possa exercer ou desfrutar dos direitos de um cidadão.
A. B. — Você certamente é arbitrário — se não na coisa em si, da regeneração — então no lugar e na maneira em que deve ser feita. Por que, por exemplo, dizer que deve ser feita em um tribunal?
Col. — Vou lhe dizer; porque lá estão os juízes, os registros e o selo do governo.
A. B. — Entendo você. Bem, diga-me, como um homem nasce de novo? Diga-me claramente e sem figura de linguagem.
Col. — Com prazer. Você nasceu de sua mãe e pai quando nasceu na Inglaterra; e nasceu legitimamente, segundo as instituições da Inglaterra. Bem, então, você nasceu da Inglaterra, assim como nasceu na Inglaterra; e, portanto, era totalmente inglês. Este foi seu primeiro nascimento. Mas você se expatriou, como prova seu pedido aqui — digo sentimentalmente você se expatriou; mas precisamos de uma promessa solene formal de sua renúncia; e lhe daremos uma promessa formal de sua adoção. Você deve, ex animo, na presença dos Juízes e Registradores, renunciar a toda lealdade a todo príncipe e governante estrangeiro, e especialmente a Sua Majestade o Rei da Grã-Bretanha.
A. B. — É só isso? Posso, de todo coração, renunciar a toda lealdade política a todo príncipe e governo estrangeiro. É só isso? Não tenho objeção a isso.
Col. — Há também isto: — Você não deve apenas renunciar a toda lealdade política; mas também deve, de alma, jurar solenemente, na presença dos mesmos Juízes e Registradores, que adotará e se submeterá à constituição e ao governo destes Estados Unidos.
A. B. — Posso fazer isso também. Posso renunciar, e posso adotar; nem me oponho ao lugar onde deve ser feito. Mas, por favor, que promessa solene você me dará!
Col. — Assim que você jurar renúncia e adoção na presença dos Juízes e Registradores, lhe daremos um certificado, com um selo vermelho, o selo do estado, anexado a ele; declarando que você, tendo agora sido naturalizado, ou nascido segundo nossas instituições, nasceu da América; e é agora um filho, um filho adotivo, da América. E esse selo vermelho indica que o sangue, o melhor sangue deste governo, será derramado por você, para protegê-lo e defendê-lo; e que sua vida será, quando chamada, alegremente entregue por sua mãe, da qual você nasceu politicamente; assim como teria sido pela sua própria mãe política natural, da qual você nasceu primeiro.
A. B. — Concordo com isso. Em minha língua materna, tudo isso significa que me entrego politicamente a este governo, e ele se entrega a mim, diante de testemunhas também. Quão logo, por favor, depois desse novo nascimento posso exercer e desfrutar de todos os direitos de um cidadão?
Col. — Eles são seus no primeiro suspiro que você respirar sob sua nova mãe. É verdade, não temos, nestes Estados Unidos, nenhum símbolo pelo qual uma pessoa seja politicamente regenerada. Apenas pedimos uma promessa solene, e damos uma. Algumas nações têm símbolos. Mas entendemos que no momento em que o voto é feito, a pessoa nasce politicamente de novo. E assim como toda criança tem todos os direitos de criança que pode exercer assim que inala o ar; assim todos os nossos filhos políticos têm todos os direitos políticos assim que o formulário de naturalização é completado. Mas, lembre-se, não antes disso.
A. B. — Você diz que algumas nações têm seus símbolos. O que quer dizer com isso?
Col. — Quero dizer que o naturalizado tinha que se submeter a algum rito emblemático, pelo qual era simbolicamente desligado de todo outro povo, e introduzido entre aqueles que o adotaram, e que ele adotou. As nações indígenas lavam todos os que adotam em um riacho corrente, e atribuem essa tarefa às suas mulheres. Os judeus circuncidavam e lavavam todos os que admitiam aos direitos de suas instituições. Outros costumes e formas foram usados em outras nações; mas nós consideramos simplesmente o significado da coisa, e não temos símbolo.
A. B. — Nisso sinto pouco interesse. Quero me tornar cidadão destes Estados Unidos; especialmente porque me disseram que não posso ter nenhuma herança entre vocês, nem voz na nação, nem qualquer imunidade, a menos que eu nasça de novo.
Col. — Você deve, então, submeter-se à instituição; e sei que assim que você nascer politicamente de novo, apreciará a importância e utilidade dessa instituição mais do que agora; e estará tão ansioso quanto eu para ver outros se submeterem a essa sábia, saudável e benevolente instituição.
A. B. — Como minha fé me trouxe às suas praias, e como aprovo sua constituição e governo, não deixarei (agora que entendo suas instituições) passar uma oportunidade. Irei ao lugar onde posso nascer de novo.
Devo aqui pedir desculpas por uma frase que ocorre frequentemente neste ensaio e neste diálogo. Quando representamos o sujeito da imersão como ativo, seja explicitamente ou implicitamente, desviamo-nos um pouco do estilo que se ajusta à figura de "nascer." Pois todas as pessoas são passivas ao nascer. Assim, na imersão, o sujeito não se enterra nem se levanta; mas é enterrado e levantado por outro. Assim, no ato, o sujeito é sempre passivo. E é somente desse ato que assim falamos.
De tudo o que foi dito sobre regeneração, e da ilustração dada, as seguintes conclusões devem, pensamos, estar claras para todos: —
Primeira. Gerar e vivificar necessariamente precedem o nascimento.
Segunda. Nascer não confere nova vida; é simplesmente uma mudança de estado, e introduz um novo modo de viver.
Terceira. Regeneração, ou imersão — o primeiro termo referindo-se ao significado do ato, e o segundo termo ao próprio ato — denotam apenas o ato de nascer.
Quarta. Deus, ou o Espírito de Deus, sendo o autor de toda a instituição, conferindo-lhe vida e poder, é o gerador, no sentido mais pleno do termo. Contudo, em sentido subordinado, todo aquele versado na palavra de Deus que converte outro pode ser dito ter gerado aquele a quem ilumina. Assim Paulo diz: 'Eu gerei a Onésimo nas minhas prisões:' — e 'Eu gerei vocês, Coríntios, pelo evangelho.'
Quinta. O evangelho é declarado ser a semente; — o poder e a força do Espírito Santo para conferir vida.
Sexta. E o grande argumento, relevante para nosso propósito, nesta longa análise da conversão e regeneração, é o que consideramos a conclusão mais clara de todas, a saber: — que a remissão dos pecados, ou a entrada em um estado de aceitação, sendo um dos privilégios presentes do Reino dos Céus, não pode ser desfrutada biblicamente por qualquer pessoa antes da imersão. Assim como uma pessoa pode ser cidadão antes de nascer, ou ter os privilégios de um cidadão americano enquanto estrangeiro; assim alguém pode desfrutar dos privilégios de um filho de Deus antes de nascer de novo. Pois Jesus declara expressamente que não deu o privilégio de filhos a ninguém senão aos nascidos de Deus. Se, então, o perdão presente dos pecados é um privilégio e direito daqueles sob a nova constituição, no reino de Jesus; e se nascer de novo, ou nascer de água e do Espírito, é necessário para a admissão; e se nascer de água significa imersão, como claramente provado por todas as testemunhas; então, a remissão dos pecados não pode, nesta vida, ser desfrutada constitucionalmente antes da imersão. Se há alguma proposição sobre qualquer parte da instituição cristã que admita prova mais clara ou ilustração mais completa do que esta, ainda não aprendi onde pode ser encontrada.
Mas antes de encerrarmos a sexta evidência, que inclui tantos itens, gostaria de fazer uma ou duas observações sobre a adequação de considerar o termo "imersão" como equivalente ao termo "conversão."
"Conversão" é, por todos os lados, entendida como um voltar-se para Deus. Não apenas pensar favoravelmente de Deus, nem arrepender-se de erros passados; mas um real voltar-se para Deus, em palavra e ação. É verdade que ninguém pode ser dito que se volta para Deus cujo entendimento não está iluminado e cujo coração não está bem disposto para com Deus. Todas as ações humanas que não resultam de pensamento ou determinação prévia são mais ações de uma máquina do que ações de um ser racional. "Quem vem a Deus," ou se volta para ele, "deve crer que Deus existe e que é galardoador de todos os que diligentemente o buscam." Então ele buscará e encontrará o Senhor. Uma "conversão externa" não é conversão alguma. Um voltar-se para Deus com os lábios enquanto o coração está longe dele é mera pretensão e zombaria. Mas embora eu nunca tenha pensado diferente desde que comecei a pensar sobre religião; entendo o "voltar-se para Deus," ensinado na Nova Instituição, como um vir ao Senhor Jesus — não pensar em fazê-lo, nem arrepender-se de não o ter feito; — mas um real vir a ele. A questão então é, Onde o encontraremos? Onde o encontraremos? Em nenhum lugar da terra senão em suas instituições. "Onde ele registra seu nome," ali somente pode ser encontrado; pois ali somente prometeu ser encontrado. Afirmo, então, que a primeira instituição em que podemos encontrar Deus é a instituição para remissão. E aqui vale notar que os Apóstolos, em todos os seus discursos e respostas a perguntas, nunca mandaram um inquiridor orar, ler ou cantar como preliminar para vir; mas sempre mandaram e proclamaram a imersão como o primeiro dever, ou a primeira coisa a ser feita, depois de crer no testemunho.* Portanto, nem orar, cantar, ler, arrepender-se, entristecer-se, resolver, nem esperar estar melhor foi o ato de converter-se. A imersão somente foi o ato de voltar-se para Deus. Portanto, na comissão para converter as nações, a única instituição mencionada depois de proclamar o evangelho foi a imersão dos crentes, como o modo divinamente autorizado de realizar e completar a obra. E desde o dia de Pentecostes até o Amém final na revelação de Jesus Cristo, ninguém foi dito convertido, ou a voltar-se para Deus, até ser enterrado e levantado da água. Se não fosse para tratar este assunto como uma questão de debate duvidoso, eu diria que, se não houvesse algum ato, como a imersão acordada por todos, para ser o meio da remissão e o ato da conversão e regeneração; os Apóstolos não poderiam, com qualquer consideração à verdade e consistência, ter dirigido aos discípulos como pessoas perdoadas, justificadas, santificadas, reconciliadas e salvas. Se tudo isso dependesse de alguma mudança mental, como a fé; eles nunca teriam se dirigido às suas congregações de outra forma senão como os modernos fazem: e essa é sempre a linguagem da dúvida e incerteza — esperando um pouco, e temendo muito. Esse modo de se dirigir e o moderno comparado é prova positiva de que eles viam os imersos por um meio, e nós por outro. Eles ensinaram os discípulos a considerarem não apenas a si mesmos como pessoas salvas; mas todos aqueles que viam ou sabiam estar imersos no Senhor Jesus. Eles saudavam todo aquele que saía da água como salvo, e o registravam como tal. Lucas escreve: "O Senhor acrescentava os salvos diariamente à congregação."
Sempre que uma criança nasce em uma família, é um irmão ou irmã para todas as outras crianças da família; e seu nascimento dos mesmos pais é o ato causativo e declarativo de sua fraternidade. Tudo é mental e invisível antes de sair da água; e assim como a imersão é o primeiro ato ordenado, e o primeiro ato constitucional; assim foi na comissão, o ato pelo qual os Apóstolos foram ordenados a converter ou transformar para Deus aqueles que acreditavam em seu testemunho. Nesse sentido, então, é o ato de conversão. Nenhum homem pode, scripturalmente, ser dito convertido a Deus até ser imerso. Como os eclesiásticos interpretam sua própria linguagem não é da nossa conta. Lutamos pela fala pura, e pelas ideias apostólicas a ela ligadas.
Para retomar os testemunhos diretos que declaram a remissão dos pecados pela imersão, voltamos aos gentios. Pedro foi enviado à casa de Cornélio para lhe dizer a ele e sua família "palavras pelas quais poderiam ser salvos." Ele diz essas palavras. Foi interrompido pela descida milagrosa do Espírito Santo. Mas deve-se notar que o testemunho ao qual o Espírito Santo ali afixou seu selo foram as seguintes palavras: — "A ele deram testemunho todos os profetas, que todo aquele que nele crê receberá remissão dos pecados em seu nome." Enquanto falava essas palavras sobre a remissão dos pecados por, ou através do seu nome, o Espírito Santo em seus maravilhosos dons de línguas caiu sobre eles.
Muitos, vendo tanta ênfase colocada na fé ou crença, supõem que todas as bênçãos fluem dela imediatamente. Isso é um grande erro. A fé, de fato, é o princípio, e o princípio distintivo desta economia: mas é apenas o princípio da ação. Por isso, encontramos o nome, ou pessoa de Cristo sempre interposto entre a fé e a cura, mental ou física. A mulher que tocou a orla do manto de Jesus tinha tanta fé antes quanto depois; mas embora sua fé fosse a causa de estender a mão, e a acompanhasse; ela não foi curada até o toque. Aquele grande tipo de Cristo, a serpente de bronze, não curou nenhum israelita simplesmente pela fé. Os israelitas, assim que foram mordidos, acreditavam que isso os curaria. Mas ainda assim não foram curados assim que mordidos; nem até olharem para a serpente. Era uma coisa acreditar que olhar para a serpente os curaria; e outra olhar para ela. Foi a fé, remotamente; mas, imediatamente, o olhar, que os curou. Não foi a fé nas águas do Jordão que curou a lepra de Naamã, o sírio. Foi imergir-se nelas, conforme o mandamento. Não foi a fé na piscina de Siloé que curou o cego cujos olhos Jesus ungiu com barro; foi ele lavar os olhos na água de Siloé. Por isso, a imposição de mãos, ou uma palavra, ou um toque, ou uma sombra, ou algo das pessoas daqueles ungidos com o Espírito Santo, foi a causa imediata de todas as curas registradas no Novo Testamento. É verdade, também, que sem fé é impossível ser curado; pois em alguns lugares Jesus não pôde fazer muitos milagres por causa da incredulidade deles. É assim em todos os remédios e curas morais. É impossível receber a remissão dos pecados sem fé. Neste mundo de meios, (como pode ser num mundo onde não há meios) é tão impossível receber qualquer bênção pela fé sem os meios designados. Ambos são indispensáveis. Por isso, o nome do Senhor Jesus é interposto entre a fé e o perdão, justificação e santificação, mesmo onde a imersão nesse nome não é detalhada. Teria sido inédito nos anais do mundo que o historiador sempre registrasse todas as circunstâncias da mesma instituição em toda alusão a ela; e teria sido igualmente improvável que os Apóstolos a mencionassem sempre com as mesmas palavras. Assim, na passagem diante de nós, apenas o nome do Senhor é mencionado. Assim, na primeira carta aos Coríntios, os discípulos são representados como salvos, lavados, justificados, santificados pelo nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus. A frequente interposição do nome do Senhor entre fé e perdão, justificação, santificação, etc., é explicada numa observação no discurso de Tiago em Jerusalém. É a aplicação de uma antiga profecia sobre a conversão dos gentios. Os gentios são falados como voltando-se para, ou buscando o Senhor. Mas quem entre eles é assim convertido? "Até todos os gentios sobre os quais é invocado o meu nome." É, então, àqueles sobre os quais o nome do Senhor é invocado, que o nome do Senhor comunica remissão, justificação, etc.
Alguns espíritos captiosos precisam ser lembrados de que, assim como às vezes encontram perdão, justificação, santificação, etc. atribuídos à graça, ao sangue de Cristo, ao nome do Senhor, sem alusão à fé; assim às vezes encontramos fé, e graça, e sangue de Cristo, sem alusão à água. Agora, se eles têm alguma razão e direito de dizer que a fé está implícita no primeiro caso; temos a mesma razão e direito de dizer que a água ou imersão está implícita no outro. Pois o argumento deles é que em muitos lugares essa questão é suficientemente clara. Este é também nosso argumento — em muitos lugares essa questão é suficientemente clara. Esta única observação corta todas as objeções deles tiradas do fato de que a imersão não está sempre presente em todo lugar onde o nome do Senhor, ou a fé está ligada ao perdão. Nem a graça, nem o sangue de Cristo, nem a fé são sempre mencionados com o perdão. Quando encontram uma passagem onde a remissão dos pecados é mencionada sem imersão, é fraco, ou injusto, no extremo, argumentar a partir disso que o perdão pode ser desfrutado sem imersão.
Se a lógica deles vale alguma coisa, provará que um homem pode ser perdoado sem graça, sem o sangue de Jesus, e sem fé: pois podemos encontrar passagens, muitas passagens, onde remissão, ou justificação, santificação, ou algum termo similar, ocorre, e não há menção nem de graça, nem de fé, nem do sangue de Jesus.
Como este é o cerne, a essência e a riqueza de toda a lógica de nossos mais engenhosos oponentes sobre este assunto, gostaria de poder torná-lo mais enfático do que imprimindo-o em maiúsculas. Conheço alguns editores, alguns de nossos Doutores em Divindade, alguns de nossos mais eruditos oradores, que fazem esse argumento, que nós chamamos sem hesitação de um sofisma genuíno, o Alfa e o Ômega de seus discursos contra o significado e a importância indispensável da imersão cristã.
O Novo Testamento teria sido um livro curioso se, toda vez que remissão dos pecados fosse mencionada ou aludida, tivesse sido precedida por graça, fé, sangue de Jesus, imersão, etc., etc. Mas agora vem a questão, que, para a mente racional, é a questão enfática — eles pensam, creem, ensinam e praticam com mais sabedoria e segurança aqueles que pensam, creem e ensinam que graça, fé, sangue de Jesus, nome do Senhor e imersão são todos essenciais para o perdão e aceitação imediatos; — ou aqueles que dizem que somente fé, somente graça, somente sangue de Cristo, somente o nome do Senhor — e nada de imersão? A todos os homens, mulheres e crianças de bom senso, esta questão é submetida.
É, no entanto, para mim admirável que a remissão dos pecados seja, não apenas inequívoca, mas tão repetidamente declarada através da imersão, como é nas escrituras apostólicas. E aqui eu perguntaria a toda a comunidade pensante, um por um, se, se toda a raça humana tivesse sido reunida no Pentecostes, ou no pórtico de Salomão, e tivesse feito a Pedro a mesma pergunta que o condenado propôs, ele teria ou não lhes dado a mesma resposta? Ele não teria dito a toda a raça para arrepender-se e ser imersa para a remissão dos seus pecados? Ou, para arrepender-se e ser convertida, para que seus pecados fossem apagados? — para levantar-se e ser imersa, e lavar seus pecados? Se ele não teria, que deem uma razão; e se disserem que teria, que indiquem uma razão para não irem e fazerem o mesmo.
Alguns têm objetado contra as "estações de refrigério," ou os confortos do Espírito Santo serem colocados após a "conversão," ou "regeneração," ou "imersão;" (pois quando falamos scripturalmente, devemos usar esses termos como todos se referindo à mesma coisa,) porque os dons do Espírito Santo foram derramados sobre os gentios antes da imersão. Eles não veem o propósito de assim acolher os gentios no reino. Esquecem a comparação dos gentios com o filho pródigo que retorna, e seu pai saindo ao seu encontro, mesmo quando ele ainda estava longe. Deus havia acolhido os primeiros frutos dos judeus em seu reino por uma exibição estupenda de dons espirituais, chamada o batismo do Espírito Santo, antes que qualquer um dos judeus tivesse sido imerso no Senhor Jesus. E, como Pedro explica essa questão no caso de Cornélio, parece que Deus determinou não fazer diferença entre judeus e gentios ao recebê-los em seu reino. Por isso, diz Pedro, "ele lhes deu o mesmo dom que nos deu a nós judeus no princípio," (nunca desde o Pentecostes.) Assim, Pedro foi autorizado a ordenar que aqueles gentios fossem imersos pela autoridade do Senhor, ninguém ousando proibi-lo. Mas esses dons do Espírito Santo diferiam muito das estações de refrigério, da justiça, paz e alegria no Espírito Santo, o desfrute comum de todos que foram imersos no nome do Senhor Jesus para a remissão dos pecados. Que fique registrado aqui, como relevante para nosso propósito atual, que assim como o Apóstolo Pedro foi interrompido pelo batismo do Espírito Santo quando começou a falar do perdão pelo nome do Senhor Jesus; assim que viu que o Senhor os havia recebido, ordenou que fossem imersos pela autoridade do Senhor. E aqui devo propor outra questão aos eruditos e aos iletrados. Como acontece que, embora uma única vez, e apenas uma vez, seja ordenado que as nações que creem sejam imersas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e embora não lemos sobre nenhuma pessoa sendo imersa nesse nome dessa maneira; eu pergunto, como acontece que todas as seitas usam essas palavras sem hesitação, e batizam ou aspergem em nome dele; quando mais de uma vez as pessoas são ordenadas a serem imersas para remissão dos pecados, e poucos dos proclamadores podem ser persuadidos a imergir para remissão dos pecados, embora isso seja tão repetidamente ensinado e proclamado pelos Apóstolos? Será que um comando, sem nenhum precedente, é suficiente para justificar essa prática dos cristãos; e vários comandos e precedentes da mesma autoridade são insuficientes para nos autorizar ou justificar a imersão para remissão dos pecados? Responda se puder; eu não posso, a não ser pelo princípio de que o tirano Costume, que não presta contas de seus atos, assim decretou.
Agora passo a outro dos testemunhos diretos e positivos dos Apóstolos, mostrando que a imersão para remissão dos pecados é uma instituição de Jesus Cristo. É o discurso de Ananias a Saulo: "Levanta-te, e sê imerso, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor." Sobre este testemunho, ainda não elaboramos neste ensaio. Foi mencionado, mas não examinado.
Paulo, como os ouvintes do Pentecostes, quando convencido da verdade das reivindicações do Messias, perguntou o que ele deveria fazer. Foi ordenado que fosse a Damasco, e lá lhe seria dito o que fazer. Foi-lhe dito nas palavras que agora temos diante de nós. Mas, alguns dizem, isso não pode ser entendido literalmente.
Para experimentar, então, tome-o figurativamente. De que seria figurativo? De algo já recebido? De perdão anteriormente concedido? Uma figura do passado?! Isso é anômalo. Encontro um escritor, e apenas um, que converte isso em um batismo comemorativo, como Israel comemorando a fuga do Egito, ou cristãos comemorando a morte do Senhor. E, se não me engano, algum pregador disse que era uma expressão figurativa, semelhante a "Este é o meu corpo!" Um, a quem pressionei para sair de todos esses refúgios, foi suficientemente sincero para dizer que realmente não sabia o que significava; mas não poderia significar que Paulo deveria ser "batizado para remissão de seus pecados!"
"Lavar os pecados" é uma expressão figurativa. Como outras expressões metafóricas, ela coloca a semelhança no lugar da palavra própria. Necessariamente significa algo análogo ao que é dito. Mas somos ditos lavados de nossos pecados no, ou pelo sangue de Cristo. Mas mesmo "lavados no sangue" é uma expressão figurativa e significa algo análogo a lavar na água. Talvez possamos encontrar em outra expressão uma forma de reconciliar essas fortes metáforas. Apoc. 7:14. "Eles lavaram suas vestes, e as branquearam no sangue do Cordeiro." Aqui há duas coisas igualmente incompreensíveis — lavar roupas brancas no sangue, e lavar pecados na água! Atribui-se uma eficácia à água que ela não possui; e, certamente, atribui-se uma eficácia ao sangue que ele não possui. Se o sangue pode branquear ou limpar roupas, certamente a água pode lavar pecados. Há, então, uma transferência da eficácia do sangue para a água; e uma transferência da eficácia da água para o sangue. Esta é uma solução clara de toda a questão. Deus transferiu, de alguma forma, a eficácia branqueadora, ou poder de limpeza da água, para o sangue; e o poder de absolver ou perdoar do sangue para a água. Isso é feito no mesmo princípio de considerar a fé como justiça. Que instituição graciosa! Deus abriu uma fonte para o pecado, para a poluição moral. Ele a estendeu tão longe e tão amplamente quanto o pecado se espalhou — tão longe e tão amplamente quanto a água corre. Onde quer que haja água, fé e o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ali se encontrará a eficácia do sangue de Jesus. Sim, assim como Deus primeiro deu a eficácia da água ao sangue, agora deu a eficácia do sangue à água. Isso, como foi dito, é figurativo; mas não é uma figura que engana, pois o significado é dado sem figura, a saber, a imersão para remissão dos pecados. E para aquele que fez da lavagem do barro dos olhos a lavagem da cegueira, é competente tornar a imersão do corpo na água eficaz para a lavagem do pecado da consciência.
Da consciência, digo; pois ali sua malignidade é sentida; e é somente ao libertar a consciência da culpa, e suas consequências — medo e vergonha, que somos libertos do domínio do pecado, ou lavados de sua poluição neste mundo. Assim, a imersão, diz Pedro, nos salva, não limpando o corpo de sua sujeira, mas a consciência de sua culpa; sim, a imersão nos salva ao nos sepultar com Cristo, ressuscitar conosco, e assim nossas consciências são purificadas de obras mortas para servir ao Deus vivo. Por isso nosso Senhor deu tanta importância à imersão ao dar a comissão para converter o mundo — "Quem crer e for imerso será salvo."
Mas, ao considerar a água e o sangue como feitos para unir seus poderes, tão certamente quanto Jesus veio por água e sangue, devemos considerar outro testemunho dado a essa graciosa combinação de poderes pelo Apóstolo Paulo: "Sendo aspergidos no coração de uma má consciência, e lavados no corpo com água pura."
A aplicação da água, o elemento purificador, ao corpo, é feita nesta graciosa instituição para alcançar a consciência, como fazia o sangue da aspersão sob a lei.
Alguns perguntam, Como pode a água, que não penetra a pele, alcançar a consciência? Eles se vangloriam de tal objeção como se exibissem grande intelecto e bom senso. Mas pouco pensam que, ao falar assim, riem e zombam de toda a Economia Divina sob as Antigas e Novas Alianças: pois, pergunto, os sacrifícios e purificações judaicas não alcançavam de alguma forma a consciência daquele povo? Se não alcançavam, tudo era mera frivolidade. E comer pão e beber vinho não pode influenciar ou afetar a alma? E o sopro de uma pessoa não pode penetrar o coração de outra, e assim mover seu sangue a ponto de fazer de sua cabeça uma fonte de lágrimas? Quem se opõe à água e ao significado da imersão se opõe a toda a instituição remediadora, como ensinada por Moisés e por Cristo, e insulta a sabedoria e bondade de Deus em todo o plano da salvação. E quem se opõe à água porque ela só pode tirar a sujeira da carne deveria antes se opor ao sangue; porque ele mais mancha e polui do que limpa o corpo, e não pode tocar a alma. Mas todos esses argumentadores são faladores tolos. Submeter-se à instituição de Deus é nossa sabedoria e nossa felicidade. A experiência das miríades que foram imersas para remissão de seus pecados, detalhada nas escrituras cristãs, para não falar daqueles imersos em nossos tempos, vale mais do que volumes de argumentos das bocas e canetas daqueles que só podem considerar e venerar as tradições de seus pais; porque se assume que seus pais eram mais sábios e capazes de julgar corretamente do que seus filhos.
Mas, como não é nosso propósito citar e elaborar todos os testemunhos sagrados, diretos e indiretos, à imersão para remissão dos pecados, encerraremos a prova e ilustração desta proposição com uma referência incidental ao poder purificador desta instituição, encontrada na 2ª Epístola de Pedro. Depois de listar as adições à fé necessárias para assegurar nossa vocação e eleição, das quais coragem é a primeira, e caridade, ou amor universal, a última; o Apóstolo diz que "aquele que não tem essas coisas é cego, fechando os olhos, e esquecendo que foi purificado de seus pecados antigos." Não preciso dizer aqui que isso é, talvez, (e certamente até onde sei,) universalmente entendido como referindo-se à imersão cristã. Os "pecados antigos," ou "pecados anteriores," podem, presumimos, significar nenhum outro pecado senão aqueles lavados na imersão. Ninguém ainda tentou mostrar que essas palavras podem significar outra coisa. É uma das provas mais inequívocas e, por ser incidental, uma das mais decisivas, de que, no julgamento de Pedro, todos os pecados anteriores foram perdoados na imersão. Com Pedro começamos nossa prova desta posição, e com Pedro terminaremos nossa prova dela. Ele primeiro proclamou a reforma para remissão dos pecados; e em suas últimas e despedidas cartas às comunidades cristãs, lembra-lhes daquela purificação do pecado, recebida na, e através da imersão; e nos termos mais fortes os adverte contra esquecer que foram assim purificados.
Se alguém fosse raciocinar sobre o simples significado da ação ordenada por Jesus, penso que poderia ficar claro pela própria ação, em suas duas partes, o sepultamento e a ressurreição, que deve significar tudo o que os Apóstolos lhe atribuíram. A decomposição literalmente desce ao túmulo; mas a decomposição sai dele? Não há mudança de estado no túmulo? Quem espera sair do túmulo no mesmo estado em que entrou? O primeiro a ressuscitar dentre os mortos não saiu; nem sairá nenhum daqueles que dormem nele. Como, então, pode ser que alguém sepultado com Cristo na imersão possa ressuscitar com Cristo e não ressuscitar em um novo estado? Certamente o Apóstolo exorta a uma nova vida a partir da mudança de estado efetuada na imersão. "Visto que, de fato, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são do alto." Andai numa nova vida.
Mais uma vez, e por fim aqui — Uma criança está no mesmo estado após o nascimento que antes? Seu estado não mudou? E ela não vive uma nova vida comparada ao seu modo anterior de viver? Como bebês recém-nascidos desejam o leite da mãe, assim que os recém-regenerados desejem o leite puro da Palavra, para que cresçam por ele. Chame a imersão, então, de novo nascimento, lavagem de regeneração, ou ressurreição, e seu significado é o mesmo. E quando assim chamada, deve significar aquela mudança de estado que está implícita em revestir-se de Cristo, em ser perdoado, justificado, santificado, adotado, reconciliado, salvo, que foi a grande proposição a ser provada e ilustrada, e que acreditamos ter sido provada e ilustrada pelos testemunhos e reflexões precedentes. Embora nenhum artigo da fé cristã, nem prática cristã alguma, possa legitimamente se apoiar em qualquer testemunho, raciocínio ou autoridade fora dos escritos sagrados dos Apóstolos, mesmo que apenas um dia após sua morte; ainda assim, as opiniões e práticas daqueles que foram contemporâneos, ou discípulos, dos Apóstolos e seus sucessores imediatos, podem ser apresentadas como evidência de apoio às verdades ensinadas, e às práticas ordenadas, pelos Apóstolos; e, como tais, podem ser citadas; sempre tendo em mente que onde termina o testemunho dos Apóstolos, necessariamente termina a fé cristã. Após esta observação preliminar, prossigo para apoiar a seguinte proposição: —