# Proposição 11

Todos os Pais Apostólicos, como são chamados; todos os discípulos dos Apóstolos; e todos os notáveis escritores da igreja dos primeiros quatro séculos cristãos, cujos escritos chegaram até nós; aludem e falam da imersão cristã, como a "regeneração" e "remissão dos pecados" mencionadas no Novo Testamento.

Esta proposição será sustentada pelo testemunho daqueles que examinaram toda a antiguidade cristã, e citando as palavras daqueles geralmente chamados Pais Apostólicos, e outros escritores distintos dos primeiros quatrocentos anos. Primeiro convocaremos um cujo nome é familiar em toda a cristandade. Seja o escrito genuíno ou espúrio, é universalmente admitido como um fragmento da mais alta antiguidade: —

# Barnabé

Em sua epístola católica, capítulo 11, ele diz: "Vamos agora indagar se o Senhor cuidou de revelar algo antecipadamente, a respeito da água e da cruz. Quanto ao primeiro destes, está escrito ao povo de Israel, como eles não receberão aquele batismo que traz o perdão dos pecados; mas estabelecerão outro para si mesmos que não pode. Pois assim diz o Profeta, 'Espantem-se, ó céus! e que a terra trema; porque este povo fez duas coisas grandes e más: Eles me deixaram, a fonte de águas vivas, e cavaram para si cisternas quebradas que não podem reter água. É meu santo monte Sião um deserto desolado? Pois ela será como um jovem pássaro quando seu ninho é tirado.' — 'Considere como ele uniu tanto a cruz quanto a água. Pois ele diz, "Bem-aventurados os que, confiando na cruz, descem na água; pois terão sua recompensa a seu tempo; então, ele diz, eu a darei a eles." Mas quanto ao tempo presente, ele diz, "Suas folhas não murcharão." Significando que toda palavra que sair da sua boca será, pela fé e caridade, para a conversão e esperança de muitos. De modo semelhante outro Profeta fala: "E a terra de Jacó era o louvor de toda a terra;" magnificando assim os vasos de seu Espírito. E o que segue? "E havia um rio correndo à direita, e belas árvores cresceram junto a ele; e quem comer delas viverá para sempre." O significado disso é: — que descemos ao rio cheios de pecados e impurezas; mas subimos novamente dando frutos; tendo em nossos corações o temor e a esperança que estão em Jesus pelo Espírito: "E quem comer delas viverá para sempre." Ou seja, quem ouvir aqueles que os chamam, e crer, viverá para sempre."

# Clemente e Hermas

O primeiro não dá testemunho sobre o assunto. O último testemunha da seguinte forma.50

Falando de uma torre construída sobre a água pela qual significava a construção da igreja de Cristo, ele diz: — "Ouça, portanto, por que a torre é construída sobre as águas: — Porque sua vida é salva, e será salva, pela água." Em resposta à pergunta, "Por que as pedras subiram para esta torre do abismo?" ele diz que era necessário que elas subissem por (ou através) da água, para que pudessem descansar; "pois não poderiam de outra forma entrar no reino de Deus; pois antes que alguém receba o nome do Filho de Deus, ele está sujeito à morte; mas quando recebe aquele selo, é libertado da morte e destinado à vida. Agora, esse selo é água, na qual as pessoas descem, sujeitas à morte, mas saem dela destinadas à vida; por essa razão esse selo lhes foi pregado; e eles o usaram, para que pudessem entrar no Reino de Deus."

Tanto Clemente quanto Hermas escreveram por volta do final do primeiro, ou início do segundo século.

Hermas, além disso, testemunha da seguinte forma, em outra obra sua, chamada "Os Mandamentos de Hermas."51

"E eu lhe disse, Acabei de ouvir de certos mestres, e não há outro arrependimento além daquele do batismo, quando descemos na água, e recebemos o perdão dos pecados, e depois disso não devemos pecar mais, mas viver em pureza. E ele me disse, Você foi corretamente informado."

Tendo examinado minuciosa e repetidamente as Epístolas de Clemente; de Policarpo, aos Filipenses; de Inácio, aos Efésios; aquela aos Magnésios; aquela aos Tralianos, aos Romanos, aos Filadelfianos, aos Esmirnenses, e sua Epístola a Policarpo; juntamente com a Epístola Católica de Barnabé, e as obras genuínas de Hermas, posso afirmar que os trechos anteriores são as únicas passagens em todos esses escritos que falam de imersão.

Tendo ouvido os Pais Apostólicos, como são chamados, testemunharem as opiniões dos discípulos dos Apóstolos, até o ano 140 d.C.; chamarei um antiquário Paidobatista muito erudito, que pode apresentar todo escritor e Pai, até o século V; e, antes de ouvirmos qualquer uma de suas testemunhas, questionaremos sobre suas próprias convicções depois de passar muitos anos pesquisando toda a antiguidade cristã: —

Testemunho do Dr. W. Wall, Autor da História do ## Batismo

Por favor, Doutor, você examinou todos os escritores primitivos desde a morte de João até o século V?

W. Wall. — Eu examinei.

E você declarará explicitamente qual foi a visão estabelecida e universal de todos os cristãos, públicos e privados, por quatrocentos anos desde o nascimento do Messias, sobre o significado da frase, (João 3:5,) "Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus?"

W. Wall. — "Não há um único escritor cristão, de qualquer antiguidade em qualquer língua, que não entenda isso como batismo; e, se não for assim entendido, é difícil explicar como uma pessoa nasce da água, mais do que nasce da madeira."52

Todos os cristãos, públicos e privados, e todos os escritores cristãos desde Barnabé até o tempo de Pelágio, (419,) até onde você sabe, continuaram a usar o termo regenerado como aplicável apenas à imersão?

W. Wall. — "Os cristãos, em todos os tempos antigos, continuaram a usar o nome 'regeneração,' para batismo; de modo que nunca usam a palavra 'regenerado,' ou 'nascido de novo,' exceto para significar, ou denotar, batismo. E quase todas as citações que trarei neste livro serão exemplos disso."53

Eles também substituíram para "batismo" e "batizar," as palavras renovado, santificado, selado, iluminado, iniciado, assim como regenerado?

W. Wall. — "Para batizar, usavam as seguintes palavras: — Mais comumente, anagennao, regenerar; às vezes, kainopoieo, ou anakainiozo, renovar; frequentemente, agiazo, santificar. Às vezes chamam de o selo; e frequentemente, iluminação, como também é chamado, Heb. 6:4, e às vezes, teliosis, iniciação."54 "Santo Agostinho, não menos de cem vezes, expressa batizado pela palavra *santificado.*55

Agora veremos algumas das testemunhas do Sr. Wall; e prefiro apresentá-las pela sua própria pena, pois não se pode supor que ele seja parcial às opiniões que apresentei neste ensaio: —

# Justino Mártir

Justino Mártir escreveu cerca de quarenta anos após a morte do Apóstolo João, e se destaca entre os primeiros Pais. Ele dirigiu uma apologia ao Imperador Antonino Pio. Nesta apologia ele descreve as práticas dos cristãos, e as razões para elas. Sobre aqueles que são persuadidos e creem nas coisas que são ensinadas, e que prometem viver de acordo com elas, ele escreve —

"Então os levamos a algum lugar onde há água, e eles são regenerados pelo mesmo modo de regeneração pelo qual fomos regenerados: pois são lavados na água (en to udati) em nome de Deus Pai e Senhor de todas as coisas, e de nosso Salvador Jesus Cristo, e do Espírito Santo; pois Cristo diz, A menos que vocês sejam regenerados, não podem entrar no Reino dos Céus; e todos sabem que é impossível para os que já nasceram entrarem novamente no ventre de sua mãe."

"Foi profetizado por Isaías, como eu disse, por quais meios aqueles que se arrependessem de seus pecados poderiam escapar deles; e foi escrito nestas palavras, 'Lavai-vos, purificai-vos, afastai o mal,' etc."

"E fomos ensinados pelos Apóstolos esta razão para isso. Porque nós, sendo ignorantes do nosso primeiro nascimento, nascemos por necessidade (ou curso da natureza) e fomos criados em todos os costumes e conversações; para que não continuássemos filhos daquela necessidade e ignorância, mas de vontade (ou escolha) e conhecimento, e obtivéssemos perdão dos pecados em que vivemos, pela água (ou na água). Então o nome de Deus Pai, etc., é invocado sobre aquele que deseja ser regenerado. E essa lavagem é chamada a iluminação."

Ao traçar a história do batismo infantil, Sr. Wall, o mais próximo possível dos tempos apostólicos, por que você cita Justino Mártir, que nunca o menciona?

W. Wall. — "Porque seu é o relato mais antigo do modo de batizar, depois das Escrituras; e mostra a maneira clara e simples de administrá-lo. Porque mostra que os cristãos daquela época (muitos dos quais viveram nos dias dos Apóstolos) usavam a palavra, 'regeneração' (ou 'nascer de novo') para batismo; e que foram ensinados a fazer isso pelos Apóstolos. E porque vemos por ele que eles entendiam João 3:5 como batismo em água; e assim fizeram todos os escritores desses 400 anos, sem exceção." — p. 54.

Algum dos antigos usou a palavra matheteueo (discipular) como é usada na comissão; ou chamavam os batizados de discipulados?

W. Wall. — "Justino Mártir, em sua segunda apologia a Antonino, usa-a. Suas palavras são: — 'Várias pessoas entre nós, de sessenta e setenta anos, de ambos os sexos, que foram discipuladas (matheteuio) a Cristo, na infância ou desde ela, continuam incorruptas.'" — p. 54.

Assim que começaram a misticizar, começaram a ensinar que a imersão sem fé obteria remissão dos pecados, e que a imersão sem fé era regeneração. Então vieram os debates sobre o pecado original: e assim que o pecado original foi provado, veio a necessidade da imersão infantil para a remissão do pecado original. E tão indiscutível era o significado do batismo para remissão, que quando os pelagianos negaram o pecado original, pressionados com dificuldade, "por que imergir aqueles que não têm pecados?" foram levados a inventar pecados atuais para os bebês; como seu choro, irritabilidade, inquietação, etc., por causa dos quais supunham que os bebês poderiam ser propriamente imersos, embora não tivessem pecado original.

# Tertuliano

Tertuliano, o primeiro que menciona o batismo infantil, floresceu por volta do ano 216 d.C. Ele escreve contra a prática: e entre seus argumentos mais conclusivos contra a imersão infantil, (pois naquela época não havia aspersão,) ele assume, como princípio fundamental incontestável, que a imersão era para a remissão dos pecados; e, isso sendo universalmente concedido, ele argumenta da seguinte forma: —

"Nosso Senhor diz, de fato, 'Não os impeçam de vir a mim'; portanto, que venham quando forem crescidos — que venham quando entenderem — quando forem instruídos onde estão vindo. Que sejam feitos cristãos quando puderem conhecer Cristo. Que necessidade tem sua idade inocente de tanta pressa para o perdão dos pecados? As pessoas procedem com mais cautela em bens terrenos; e aquele a quem não deveriam ser confiados bens terrenos, ainda assim terá bens celestiais! Que saibam desejar essa salvação, para que você pareça ter dado a quem pede." p. 74.

# Orígenes

Orígenes, embora um grande visionário, é, no entanto, uma testemunha competente em qualquer questão de fato. E aqui eu gostaria de lembrar novamente ao leitor que é como testemunhas em uma questão de fato, e não de opinião, que convocamos esses antigos. Não é para contar suas próprias opiniões, nem as razões delas, mas para testemunhar quais eram as visões dos cristãos sobre essa instituição em seus tempos. Não houve controvérsia sobre esse assunto por mais de quatrocentos anos, e por isso esperamos encontrar apenas alusões incidentais a ele; mas estas são numerosas e de caráter incontestável. Orígenes, em sua homilia sobre Lucas, diz: —

"Os bebês são batizados para o perdão de seus pecados. De quais pecados? Ou quando pecaram? Ou como alguma razão da lei, em seu caso, pode ser válida, senão segundo aquele sentido que mencionamos agora mesmo? (isto é) ninguém está livre da contaminação, ainda que sua vida seja apenas de um dia sobre a terra."

E em outro lugar ele diz que —

"O batismo da igreja é dado para o perdão dos pecados." E novamente —

"Se não houvesse nada nos bebês que precisasse de perdão e misericórdia, a graça do batismo seria desnecessária para eles."

Em outro lugar ele diz —

"Mas na regeneração, (ou novo nascimento,) pelo lavacro (ou batismo,) todo aquele que nasce de novo da água e do Espírito está livre da contaminação: livre (posso me arriscar a dizer) como por um espelho embaçado." — p. 82.

Mas agora deixem-me perguntar ao Dr. Wall, — Gregório Nazianzeno, Basílio, Ambrósio, Crisóstomo e Santo Agostinho concordam com todos os seus predecessores nessas visões de regeneração e remissão?

W. Wall. — "Sim, exatamente. Observei, entre os vários nomes que os antigos dão ao batismo, que frequentemente, por essa frase, 'o perdão dos pecados,' eles querem dizer o sacramento do batismo." — p. 179. E quanto a Crisóstomo, ele diz expressamente: "No batismo, ou na circuncisão espiritual, não há sofrimento a suportar senão lançar fora o peso dos pecados, e receber o perdão de todas as ofensas anteriores." p. 182. E novamente; "Não há recebimento ou posse da herança legada antes de ser batizado; e ninguém pode ser chamado filho até ser batizado." — p. 183.

As controvérsias sobre o batismo infantil e o pecado original foram contemporâneas; e assim que decidiram a natureza e extensão do pecado original, o batismo para a remissão dos pecados foi dado às crianças por causa dessa contaminação, e defendido pela necessidade de regeneração e perdão para a salvação; e porque a imersão era universalmente admitida como a regeneração e remissão bíblicas. Dessa forma, não há dúvida razoável de que o batismo infantil começou; e por conveniência, como o Dr. Wall sustenta, foi substituído pela aspersão infantil.

A menos que transcrevêssemos todos os testemunhos da antiguidade, um por um, não se pode dar maior certeza de que por mais de quatrocentos anos após Cristo, todos os escritores, ortodoxos e heterodoxos, Pelágio e Agostinho não excluídos, concordaram nas visões precedentes. Se eu convocasse outros — Eusébio, Dupin, Lightfoot e Hammond, cum multis aliis — testemunhariam o mesmo.

Essa proposição vamos encerrar com o testemunho do mais renomado dos Bispos da África. Extraio-o de uma obra hoje geralmente lida, chamada "História dos Mártires." É do relato que Cipriano dá de sua conversão. — p. 317.

# Cipriano

"Enquanto (diz ele) eu jazia na escuridão e incerteza, pensei no que ouvira sobre um segundo nascimento, proposto pela bondade divina; mas não conseguia compreender como um homem poderia receber uma nova vida ao ser imerso na água, deixar de ser o que era antes, e ainda assim permanecer o mesmo corpo. Como, disse eu, tal mudança pode ser possível? Como pode aquele que envelheceu num modo de vida mundano despir-se de suas inclinações anteriores e hábitos profundamente enraizados? Pode aquele que passou todo o seu tempo na abundância, e indulgente em seus apetites sem restrição, transformar-se em exemplo de frugalidade e sobriedade? Ou aquele que sempre apareceu em vestes esplêndidas, abaixar-se ao traje simples, modesto e despojado do povo comum? É impossível que um homem, que ocupou os cargos mais honrosos, se submeta a levar uma vida privada e obscura: ou que aquele que nunca foi visto em público sem uma multidão de acompanhantes, e pessoas que tentavam fazer fortuna ao servi-lo, suporte ficar sozinho. Isso (continua ele) era meu modo de raciocinar: pensei que era impossível deixar meu antigo modo de vida, e os hábitos em que então estava envolvido e acostumado: mas assim que a água vivificante lavou as manchas da minha alma, meu coração recebeu a luz celestial do Espírito Santo, que me transformou em uma nova criatura; todas as minhas dificuldades foram dissipadas, minhas dúvidas dissolvidas, e minha escuridão afastada. Então pude fazer o que antes parecia impossível; pude ver que minha vida anterior era terrena e pecaminosa, conforme a impureza do meu nascimento; mas que meu nascimento espiritual me deu novas ideias e inclinações, e dirigiu todos os meus pensamentos a Deus."

Cipriano floresceu por volta do ano 250 d.C.