# 3. Deus
"Eu sou o que sou." "Eu levanto minha mão para o céu e digo, Eu vivo para sempre." "O Deus eterno, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga; não há busca em seu entendimento." "Seu entendimento é infinito." "Não encho eu o céu e a terra, diz o Senhor?" "Pois assim diz aquele que é exaltado e sublime, que habita a eternidade, cujo nome é Santo: habito no lugar alto e santo; também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes e para vivificar o coração dos contritos." "Eu te suplico, mostra-me a tua glória, e ele disse: farei toda a minha bondade passar diante de ti; e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e serei misericordioso com quem eu quiser ser misericordioso, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão." "E o Senhor passou diante dele [1] e proclamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se, e grande em benignidade e verdade, que guarda misericórdia em milhares, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, e de modo algum terá por inocente o culpado, visitando a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até a terceira e quarta geração" — "e mostrando misericórdia a milhares dos que o amam e guardam os seus mandamentos." "Ó Senhor Deus de Israel, que habita entre os querubins, tu és Deus, sim, tu só, fizeste o céu e a terra. Ouve, ó Israel — Jeová nosso Deus é um Jeová [2] — o Senhor nosso Deus é um só Senhor." "Santo, santo, santo, Senhor Deus Todo-Poderoso, que era, e é, e há de vir." "Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso, justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos." "Quem não te temerá, ó Senhor, e não glorificará o teu nome, pois só tu és santo," "Ele é a Rocha, sua obra é perfeita; porque todos os seus caminhos são juízo; Deus de verdade e sem injustiça, justo e reto é ele." "Glorioso em santidade, temível em louvor, fazendo maravilhas."
Estas são algumas — uma amostra das declarações Divinas sobre si mesmo; repetidas e ecoadas pelos seres mais puros e intelectuais no céu e na terra. É de sua palavra e suas obras que aprendemos o ser e as perfeições de Deus. Assim como formamos o caráter de uma pessoa pelo que ela diz e faz, assim aprendemos o caráter Divino. "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos: dia a dia derrama fala, e noite a noite revela conhecimento." A criação revela o poder, a sabedoria e a bondade de Deus. A providência também proclama sua justiça, verdade e santidade. A redenção revela sua misericórdia, condescendência e amor; e todos estes são novamente caracterizados pela infinidade, eternidade e imutabilidade. A natureza, então, atesta e exibe o conhecimento, sabedoria, poder e bondade de Deus. A lei e a providência de Deus declaram especialmente sua justiça, verdade e santidade — enquanto o evangelho desdobra sua misericórdia, condescendência e amor; e todos estes proclamam que Deus é infinito, eterno e imutável. Deus aparece diante do universo dos seres intelectuais no triplo papel de Criador, Legislador e Redentor; e embora cada um destes envolva e revele muitas de suas excelências, ainda assim em cada papel três são mais proeminentes. Como Criador: conhecimento, sabedoria, poder e bondade; como Legislador: justiça, verdade e santidade; como Redentor: misericórdia, condescendência e amor. Em cada um e em todos esses papéis, ele é infinito, imutável e eterno.
Mas as Escrituras falam de sua divindade ou deidade, assim como da unidade, espiritualidade e eternidade do seu ser. De fato, não dissemos muito sobre este tema incompreensível; pois — quem, buscando, pode encontrar Deus, ou conhecer o Todo-Poderoso perfeitamente? O conhecimento dele é tão alto quanto o céu, o que podes fazer? mais profundo que o inferno, o que podes saber? A medida dele é mais longa que a terra, e mais larga que o mar.
Paulo e Pedro de fato falam da natureza divina no abstrato, ou da divindade ou deidade. Estes são os termos mais abstratos encontrados na Bíblia. Eternidade e divindade são, contudo, igualmente abstratos e quase igualmente raros nas Escrituras sagradas. Ainda assim, eles são necessariamente encontrados no volume divino; porque devemos separar natureza de pessoa antes de podermos entender o plano da salvação. Pois a natureza divina pode ser comunicada ou transmitida em algum sentido; e de fato, embora seja essencial e necessariamente singular, é certamente plural em suas manifestações pessoais. Daí temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo igualmente divinos, embora pessoalmente distintos uns dos outros. Temos, na verdade, um só Deus, um só Senhor, um só Espírito Santo; ainda assim estes possuem igualmente uma e a mesma natureza divina.
Alguns concebem Deus como uma unidade matemática; e como uma coisa não pode ser ao mesmo tempo e no mesmo sentido matematicamente singular e plural, um e três, negam a verdadeira e própria divindade do Filho de Deus e do Espírito de Deus. Mas nos parece que eles não raciocinam em harmonia com o estilo sagrado da inspiração. Mas por que deveríamos imaginar que não pode haver uma pluralidade de manifestações pessoais na natureza divina, assim como na natureza angelical ou humana, especialmente visto que o homem foi criado à imagem de Deus?
As relações na pluralidade humana são de fato limitadas a três. Pois enquanto toda a natureza humana esteve originalmente e inteiramente na pessoa de Adão, depois foi encontrada igualmente na pessoa de Eva — e novamente na pessoa do primogênito deles. Agora, quanto à sua origem e modo de existência, foi diferente nos três. Em Adão foi não derivada quanto à natureza humana, em Eva foi derivada de Adão, e em Caim foi novamente derivada de Adão e Eva. Aqui a questão termina; pois enquanto Eva procedeu de Adão de uma maneira, e Caim procedeu de Adão e Eva de outra, toda a restante natureza humana é compartilhada sem qualquer nova relação ou modo de transmissão. Assim, embora nossa natureza seja plural quanto à sua participação, é limitada a três relações ou modos de existência. Agora, como o homem foi feito à imagem de Deus, devemos concebê-lo como tendo pluralidade, relação e comunhão em si mesmo — embora longe de nós supor que a natureza divina seja, ou possa ser justa ou plenamente representada por qualquer semelhança ou ilustração tirada do anjo ou do homem, ou de qualquer coisa criada. Ainda assim, há uma semelhança entre Deus e o sol que brilha sobre nós — entre Deus e um anjo — entre Deus e o homem; e mesmo no modo de sua existência, e nas variedades de relação e manifestação pessoal, há semelhança suficiente para proibir firmemente todo dogmatismo sobre o que é, ou não é, compatível com a unidade, espiritualidade e imutabilidade de Deus. Mas disso trataremos mais plenamente e claramente quando examinarmos o registro concernente à palavra e ao espírito de Deus.
- 1: Moisés.
- 2: Assim lê o hebraico. Deut. 6:4