# 12. Cristo: a Luz do Mundo
Como Abraão disse a Isaque a caminho do Monte Moriá, "Deus," meu filho, "proverá para si um cordeiro para o holocausto," assim aconteceu. Para a redenção da humanidade do pecado e de todas as suas consequências penais, Deus providenciou um cordeiro como oferta pelo pecado. Ele enviou seu Filho, que, ao vir ao mundo, disse: "Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaram; então eu disse: Eis que venho para fazer a tua vontade, como está escrito a meu respeito no livro." Mas ele fez mais do que oferecer a si mesmo como oferta pelo pecado; ele foi mais do que o Cordeiro de Deus; ele foi o "profeta de Jeová," revelando à humanidade o caráter e a vontade de Deus. Ele revelou segredos ocultos desde a fundação do mundo. Em uma palavra, ele é o oráculo, assim como o sacrifício que Deus providenciou para nós.
Como o Verbo Encarnado, ele é o intérprete da vontade de Deus. O Novo Testamento é então o dom de Cristo — e foi escrito sob sua orientação e inspiração. Tudo o que o Espírito de Deus fez foi por meio de sua instrumentalidade. O Espírito é o dom de Cristo. Jesus é agora tanto "Senhor do Espírito" quanto Senhor da vida e da glória. O Novo Testamento é um volume escrito por seus servos. Seis de seus Apóstolos e dois de seus Evangelistas o escreveram por completo. Esse livro agora ocupa o lugar da presença pessoal do Senhor e de seus Apóstolos. Ele deu dons às pessoas depois que deixou sua presença. "Ele deu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, mestres." Como meio da nossa salvação, como uma das coisas que Deus fez por nós, colocamos o Novo Testamento, os oráculos vivos, ou o evangelho de Cristo, em ordem e importância logo após seu sacrifício.
Sempre olhamos para o sacrifício de Cristo como a base do nosso perdão; para o seu sangue que limpa de todo pecado, para justificação e aceitação pessoal; e para sua Palavra buscamos conselho e instrução na devoção cristã e na justiça. Dependemos de sua Palavra para a luz tanto quanto dependemos de seu sangue para o perdão. "Eu sou," disse ele, "a luz do mundo; quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida." "Nele estava a vida, e essa vida era a luz de todos os homens." "Essa era a verdadeira luz," disse João, "que ilumina todo homem que vem ao mundo." "Enquanto estou no mundo," diz Jesus, "sou a luz do mundo." Assim Isaías falou dele: "Também te darei por luz às nações, para que sejas a minha salvação até os confins da terra." "Te darei por aliança ao povo, por luz às nações, para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e os que vivem em trevas da casa da prisão." "Sua saída é preparada como a aurora." "O sol da justiça nascerá com cura nas suas asas." "Testifico," disse Paulo, "a pequenos e grandes, que o Messias deveria trazer luz ao povo e às nações." A Palavra de Cristo é a luz de Cristo; portanto, as Escrituras Cristãs são a luz do mundo; e quem as seguir terá a luz da vida. "Se vocês permanecerem na minha doutrina," diz o Messias, "conhecerão a verdade, e a verdade os libertará." "Se o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres."