# 4. O Filho de Deus

“O santo descendente que nascerá de você será chamado Filho de Deus." "Para nós nasceu uma criança; para nós foi dado um filho, e o governo estará sobre seus ombros, e seu nome será chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." "Este é o meu Filho, o amado, em quem me agrado." "Este é o meu Filho, o amado, ouçam-no." "Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu," ou cujo habitar está no céu. "Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito; o unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." "Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou." "Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o rei de Israel." "Glorifica-me junto a ti mesmo, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse." "Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade," ou substancialmente. "Ele é o primeiro e o último." "Todas as coisas foram criadas por ele e para ele." "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." "O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória: glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."

Assim falam os oráculos divinos da suprema Deidade e excelência do autor e consumador do sistema cristão. "Por ele e para ele" todas as coisas foram criadas e feitas; e "ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste." Mas "ele se fez carne." Quem? Aquele que existia antes do universo, cujo título misterioso, sublime e glorioso era o Verbo de Deus. Antes do sistema cristão, antes do relacionamento de "Pai, Filho e Espírito Santo" começar, seu posto na natureza divina era o de Verbo de Deus. Nome maravilhoso! Relação íntima e querida! A relação entre uma palavra e a ideia que ela representa é a mais próxima de todas as relações no universo: pois a ideia está na palavra — e a palavra está na ideia. A ideia é invisível, inaudível, ininteligível, mas está na e através da palavra. Uma ideia não pode existir sem uma imagem ou palavra que a represente — e, portanto, Deus nunca esteve sem sua palavra, nem sua palavra sem ele. "O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" — pois uma palavra é a ideia expressa — e assim "o Verbo se fez carne," tornou-se "o resplendor da sua glória" e "a exata representação do seu ser," para que "quem viu o Filho viu também o Pai."

Enquanto, então, a expressão "Filho de Deus" denota uma relação temporal, a expressão "o Verbo de Deus" denota uma relação eterna, não originada. Houve um Verbo de Deus desde a eternidade, mas o Filho de Deus começou a existir nos dias de Augusto César. "Tu és meu Filho; hoje te gerei." Ele foi por sua ressurreição dentre os mortos declarado Filho de Deus com poder e evidência extraordinários e divinos. O Verbo encarnado ou habitando na carne humana é a pessoa chamada nosso Senhor e Redentor, Jesus Cristo — e enquanto, no sistema da graça, o Pai é o único Deus, em toda a supremacia de sua glória — Jesus é o único Senhor em toda a plenitude divina de autoridade soberana, suprema e universal. O Senhor de Sem, de Abraão, Isaque e Jacó, é o Deus e o Senhor dos cristãos: pois "a criança" que nasceu para nós — e "o filho" que foi dado, segundo outro profeta, veio da eternidade. "Suas origens são desde os tempos antigos, desde a eternidade."2 Tal é a história evangélica do autor do sistema cristão quanto à sua natureza prévia e relação na Deidade ou Divindade.

Ele se tornou um verdadeiro e próprio Filho do Homem. "Um corpo me preparaste." Mas o "eu" existia antes do "corpo." Ele habitou para sempre "no seio do Pai." "Eu vim de Deus," disse "o Verbo Encarnado." Grande além da expressão e "sem controvérsia, grande é o mistério — o segredo da piedade." "Deus se manifestou em carne." "Quem me viu, viu também o Pai." O Filho do Homem foi e é o Filho de Deus — "Emmanuel, Deus conosco." Bendito seja o seu nome! O único Deus na pessoa do Pai ordenou que todos os povos adorassem e honrassem o único Senhor, assim como honrariam aquele que o enviou: pois agora, ao glorificarmos o Filho, glorificamos o Pai que o enviou e que habita nele. "Não sabeis que eu estou no Pai, e o Pai está em mim?" Assim falou nosso Senhor Jesus Cristo.

1: O Apóstolo aqui usou a palavra Theotees. Col. 2:9, que aparece apenas uma vez no Novo Testamento. Também temos Theiotees, Rom. 1:20, do mesmo Apóstolo, também encontrada apenas uma vez, traduzida como "Divindade." Temos ainda Theios, Theion, três vezes; uma vez em Atos 17:29, traduzida como divindade, e por Pedro, (2 Pe 1:3-4), duas vezes, uma vez em conexão com poder e outra com natureza. "Seu poder divino" — "uma natureza divina." "A plenitude da Deidade," ou Divindade, indica toda excelência divina — todas as perfeições de Deus. O termo Deidade refere-se à natureza divina, estado ou ser de Deus. "A plenitude" dessa natureza divina é aqui contrastada com uma filosofia vazia e enganosa, (verso 8,) e o termo corporalmente acrescentado mostra que Deus está em Cristo não como estava no tabernáculo ou templo, simbolicamente, mas substancialmente, literalmente e verdadeiramente.

2: Miquéias 5:2.